quarta-feira, 3 de abril de 2013

As Rótulas das Casas


Encontrei no livro Chiquinha Gonzaga uma história de vida muitas curiosidades sobre os costumes e, principalmente, sobre a posição da mulher na sociedade escravocrata no século XIX no Rio de Janeiro.  Comparando a mulher naquele tempo com a mulher nos dias de hoje, vemos quanto é lenta a conquista dos direitos da mulher. Um exemplo interessante, que encontramos no livro, é o seguinte:

“A presença da corte, porém, viria de imediato atenuar a semiclausura doméstica da mulher através de uma medida de expressiva significação social. Mal acabava de ser criada, a Intendência Geral de Polícia publica edital eliminando as rótulas das casas. De origem árabe, as rótulas eram engradados de finas réguas de madeira, colocadas nos vãos das casas térreas que, sob o pretexto de proteger o interior das habitações de olhares curiosos, tinham a função explicita de resguardar a mulher de olhares conquistadores. E com isso a mulher conquista a janela... Conquista é modo de dizer, porque a medida não tinha esse objetivo nem resultara de nenhuma reivindicação articulada pelo elemento feminino. A razão do edital devia-se exclusivamente a questões de ordem interna: proteger a pessoa do Rei contra atentados que as rótulas pudessem acobertar.”
Trecho do livro: Chiquinha Gonzaga um história de vida – Edinha Diniz – Editora Rosa dos Tempos http://www.zazzle.com.br/mulher_na_janela_por_caspar_david_friedrich_poster-228266847510950540

Nenhum comentário:

Postar um comentário