segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Uma Relíquia: Papillon - o homem que fugiu do inferno


http://www.youtube.com/watch?v=NZ_jJs-qn5s

O filme Papillon – O Homem que Fugiu do Inferno produzido em 1973. É um filme norte-americano realizado por Franklin J. Schaffner e estrelado por Steve McQueen, Dustin Hoffman, Victor Jory, Don Gordon e Anthony Zerbe. O argumento é da autoria de Lorenzo Semple Jr. e Dalton Trumbo, adaptando o livro autobiográfico de Henri Charrière com o mesmo nome. Conta a história de um homem injustamente preso na Ilha do Diabo, na Guiana Francesa. A história se passa nos anos 30, contando a fascinante história verídica de Henri Charrière, interpretado por Steve McQueen, um homem conhecido por Papillon por ter tatuada no peito uma grande borboleta (que, em francês, é "papillon"). Apesar de reclamar inocência da acusação de assassinato, é condenado à prisão perpétua e enviado para cumprir a sentença na costa da Guiana Francesa, próximo à Ilha do Diabo. É também avisado de que qualquer tentativa de fuga será punida com dois anos de permanência na solitária, passando a cinco anos se houver reincidência. Todavia, isso não assusta Papillon.
 
Eu era adolescente  – não façam contas – e tive que fazer loucuras  para assisti-lo, porque ele era proibido para menores de 18 anos e ainda me faltavam cinco anos para eu chegar lá. Mesmo assim consegui assisti-lo várias vezes. Papillon se tornou meu herói  pela sua coragem e pelo seu amor à liberdade.  Nunca soube de ninguém que tivesse tanta garra para lutar por alguma coisa quanto Papillon. Ser livre era tudo que importava  para ele e todos os comentários que eu encontrava sobre o filme eram unanimes em afirmar que a história era verídica, o que a tornava mais fascinante ainda. Sempre durante toda a minha vida, nos momentos de sufoco, principalmente quando trabalhava como contadora, eu sempre lembrava  daquela  última cena do filme em que Papillon flutuava  sobre o mar em um saco de coco.  Desconfio que me identifiquei  com Papillon, porque em meu coração também havia a mesma ânsia de liberdade e a mesma força para lutar pelas coisas da vida ou será que foi a vida que sempre me colocou em situações em que precisei  ser um pouco Papillon? Mas isso não importa.

Hoje, quarenta anos depois, consegui em um grupo de troca de livros o livro Papillon.

Exatamente em um momento que eu estava precisando de toda coragem de Papillon. Coincidência?!  Pois bem, o livro é de encantar o coração e mostra que o filme passa apenas parte da história, que a riqueza de detalhes que traz o livro nos faz identificar muitas diferenças. No filme Louis Dega não se encontra entre os prisioneiros que fugiram com Papillon. Os fugitivos são Papillon, Maturette e Clousiot – que foi substituído por Dega no filme.  Também encontramos no livro um Papillon com 25 anos de idade e Steve McQueen tinha 43 anos na ocasião, pois foi sete anos antes da morte dele em 1980. Isso faz muita diferença. Sem desmerecer a beleza de Steve McQueen:
 
Finalmente a música, tema do filme,  nomeada  para o Oscar de melhor trilha sonora, da autoria de Jerry Goldsmith : http://www.youtube.com/watch?v=t9v9-QQsGeI

Site consultado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papillon. Acesso:  4 de fevereiro de 2013;
Livro consultado: CHARRIÈRE, Henri. Papillon: O Homem que Fugiu do Inferno. 18ª ed. São Paulo: DIFEL,1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário