sábado, 4 de julho de 2015

Doutor Jivago (50 anos)

Faz muitos anos que assisti o filme Dr. Jivago. Muitos anos mesmo. No tempo que tive acesso a este filme eu era adolescente, mas marcou profundamente aquele momento da minha vida. Eu nunca esqueci. Um filme espetacular! Quando eu assisti Dr. Jivago ele já tinha sido lançado há 15 anos, mas ainda era um grande sucesso. Hoje, exatamente 50 anos depois do lançamento da primeira versão, em 1965, revejo o filme e não deixo de me emocionar muito. Existe uma nova versão filmada em 2002, mas nada pode se comparar a primeira versão com  Omar Sharif como Yuri Zhivago. 
O FILME:
Titulo: Doctor Zhivago
Título original: Doctor Zhivago  
Direção: David Lean
País: Estados Unidos
Ano: 1965
Duração: 197 min.
Gênero: Drama, Romance, bélico
Participação: Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Rod Steiger, Alec Guinness, Tom Courtenay, Siobhan McKenna, Ralph Richardson, Rita Tushingham, Jeffrey Rockland, Tarek Sharif, Bernard Kay, Klaus Kinski, Gérard Tichy, Noel Willman, Geoffrey Keen, Adrienne Corri, Jack MacGowran, Mark Eden, Erik Chitty, Roger Maxwell, Wolf Frees, Gwen Nelson, Lucy Westmore, Lili murati, Peter Madden
CENAS DO FILME:

O TEMA DO FILME  (lindo!)

Site para assistir a versão completa de 1965: 
http://www.memocine.com.br/pagFil_Det.php?Ordem=F11

O LIVRO

Há pouco tempo consegui o livro. Acabei de reler o texto integral e não foi menos emocionante, Uma das mais lindas histórias de amor que eu já li. Sei que eu, que sou apaixonada pelos romances russos, sou meio suspeita para falar, mas é um livro realmente belíssimo!
           
Título: Doutor Jivago (edição de BestBolso)
Autor: Boris Pasternak
Páginas: 756
Formato: 12 x 18 centímetros
Editora:Edições BestBolso

 “Doutor Jivago ficará como um dos grandes marcos na história literária e moral da humanidade. Sem a coragem de um gênio, ninguém poderia ter escrito assim em um estado totalitário e lançar isto ao mundo. O livro de Pasternak é um ato de fé na arte e no espírito.”
The New Yorker

Boris Pasternak reconstitui parte da história moderna da Rússia ao narrar o drama vivido pelo médico e poeta Iúri Jivago, que foi preso pelos bolcheviques e obrigado a colaborar com eles. Criado durante a Primeira Guerra Mundial, incapaz de controlar seu destino diante da revolução e da guerra civil entre o Exército Branco e o Vermelho, Iúri Jivago firmou-se como um dos grandes heróis da literatura russa. Os originais de Doutor Jivago, contrabandeados para a Itália, foram publicados pelo editor Giangiacomo Feltrinelli, integrante do Partido Comunista Italiano, em 1957. Pasternak, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura do ano seguinte, foi obrigado a renunciar à premiação por pressão do governo soviético. A editora italiana conquistou direitos autorais para Pasternak em todo o mundo, exceto na antiga União Soviética, onde o romance só foi lançado em 1989, tornando-se um best seller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário