domingo, 30 de junho de 2013

A Escolha de Sofia - outra relíquia


Outro dia, tive a oportunidade de encontrar o livro A Escolha de Sofia de Wylliam Styron. Com a releitura do livro lembrei  da época em que assisti o filme e de como a história de Sofia tinha mexido comigo naquele tempo. Sofia era uma polonesa, não judia, que tinha sido apanhada pelos nazistas juntamente com seus dois filhos e, no momento de fazerem a triagem para encaminhá-los para o campo de concentração, por ela não ser judia, os nazistas lhe deram o direito de escolher, entre os seus dois filhos, apenas um para ir de imediato para as câmaras de gás. Meryl  Streep, mas bela do que nunca, fez uma cena inesquecível. Uma cena para ser lembrada em todos os nossos momentos de grandes escolhas, é claro que escolhas  numa escala infinitamente menor. Seis anos depois de ter assistido esse filme, aos 28 anos, eu tive que fazer uma escolha bem difícil. Eu tinha que escolher entre cuidar daqueles que estavam sob minha responsabilidade ou cuidar da minha própria vida, construindo minha própria família, porque, na ocasião, não havia um meio termo. Naquele momento eu lembrei muito de Sofia e também em outros momentos de escolhas difíceis pelas quais passei depois. O filme é muito fiel a história contada no livro, mas o livro é muito mais intenso, mais  completo, principalmente se lido após ter assistido o filme, porque a beleza de Meryl Streep vem a nossa mente sempre que nos deparamos com Sofia no livro.

Sinopse do filme:
Com brilhante interpretação de Meryl Streep, A Escolha de Sofia é um filme denso, emocionante. Sofia (Streep) é uma polonesa que sobreviveu aos horrores de um campo de concentração nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, ela tenta reconstruir sua vida nos Estados Unidos. Passa a viver entre o amor inconstante da Nathan (Kevin Kline), que lhe devolve a vontade de viver, e a devoção do amigo Stingo (Peter MacNicol), mas ainda é atormentada pelo fantasma da escolha que foi obrigada a fazer em Auschwitz. Um filme grandioso, com Meryl Streep numa de suas atuações mais marcantes, vencedora do Oscar® de Melhor Atriz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário