terça-feira, 12 de novembro de 2013

Criação da primeira unidade de tempo


Na história da  origem da astronomia, na pré-história,  a gente encontra muita curiosidade interessante. Por exemplo, esse trecho que trata da primeira unidade de tempo conhecida pelo homem:

“Das evidências mencionadas e de várias outras existentes é possível ter-se ideia de quais foram os primeiros  conhecimentos astronômicos da espécie humana. Certamente,  o primeiro passo foi constatar a existência do Sol, da Lua e dos demais corpos celestes. É provável que homem não lhes desse muita importância inicialmente, só o fazendo na medida em que percebeu sua relação com o dia e a noite e com as mudanças de clima e temperatura, que afetavam diretamente sua sobrevivência.  Assim, desde cedo,  passou a observar com atenção o movimento do Sol em relação ao horizonte. Deve ter notado que, após surgir no nascente (levante, oriente ou leste), o Sol descreve uma trajetória com o passar do tempo, alcançando um  máximo de afastamento do horizonte, e dele depois se aproximando outra vez até desaparecer no poente (ocaso, ocidente ou oeste). Observando este movimento do Sol, pôde criar sua primeira unidade de tempo: O DIA.”[i]

E o homem pré-histórico criou o dia!

Só quando a gente vai estudando como se criaram as unidades de tempo: dia, ano, mês, semana, hora, minuto, segundo é que a gente vai começando a imaginar e compreender a vida sem essas unidades de tempo e vamos começando a compreender esse tempo no mundo espiritual, que lemos tanto nos livros espíritas, porque nos desvinculamos da ideia de que "sempre foi assim e só pode ser assim".


[i] Do livro Fundamentos da Astronomia – Romildo Póvoa Faria (org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário