sábado, 19 de abril de 2014

Eu, Judas

Estive relembrando minhas leituras nesses períodos de Páscoa. Sempre nesses períodos estou lendo algum livro sobre sobre a história da ressurreição de Jesus,  sem ter escolhido os livros conscientemente. Hoje que tomei consciência disso. Ano passado foi o livro Boa Nova - ditado pelo Espírito de Humberto de Campos ao médium Chico Xavier - quando chegou o período de Páscoa eu estava lendo os últimos capítulos que trata exatamente deste momento da história de Jesus. Esse ano, eu estava lendo Eu, Judas de Taylor Caldwell e Jess Stearn, a mesma autora de Médico de Homens e de Almas. Eu fico encantada com esse movimento do Universo colocando em nossa vida sempre a coisa certa no tempo certo, até as pequenas coisas. 


Eu, Judas é uma ficção narrada na primeira pessoa. No que diz respeito ao apóstolo Judas penso que o ponto de vista da autora é muito coerente. É completamente inadmissível que uma pessoa que conviveu com Jesus, se beneficiando dos Seus ensinamentos pessoalmente, possa ter cometido um ato covarde e traiçoeiro contra Ele propositadamente. Mas no que diz respeito aos outros personagens e até mesmo a algumas passagens do livro, a narrativa deixa muito a desejar. O capítulo que trata sobre Maria de Magdala diverge completamente das leituras históricas que já fiz sobre ela. O trecho sobre os vendilhões do templo também. Outros personagens aparecem também com suas histórias carregadas de detalhes incompatíveis com as informações históricas. Mas o que gostei menos foi a forma como a autora humanizou Jesus imputando-lhe sentimentos que, tenho certeza, Ele jamais cultivaria. 

De uma forma ou de outra valeu a pena a leitura. O olhar sobre Judas com compaixão nesse  momento de Páscoa me levou a muitas reflexões sobre compreensão, perdão e sobre todos os ensinamentos de Jesus de uma forma geral.

Boa páscoa!!!

Áurea Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário