quarta-feira, 25 de março de 2015

Um poema de Chuang-Tzu


Chuang-Tzu e hui Tzu
atravessaram rio Hao
pelo açude.

Disse Chuang:
“Veja como os peixes
pulam e correm tão livremente:
isto é a sua felicidade.”

Respondeu Hui:
“Desde que você não é um peixe,
Como sabe
O que torna os peixes felizes?”

Chuang respondeu:
“Desde que você não é eu,
Como é possível que saiba
que eu não sei
o que torna os peixes felizes”?

Hui argumentou:
“Se eu, não sendo você,
não posso saber o que você sabe;
daí se conclui que você,
não sendo peixe,
não pode saber o que eles sabem”.

Disse Chuang:
“Um momento.
Vamos retornar à pergunta primitiva.
O que você me perguntou foi
‘Como você sabe o que torna os peixes felizes’?
Dos termos da pergunta,
você sabe evidentemente que eu sei
o que torna os peixes felizes.”

“Conheço as alegrias dos peixes no rio
através da minha própria alegria, à medida
que vou caminhando à beira do mesmo rio”.

do livro A via de Chuang-Tzu

Nenhum comentário:

Postar um comentário