sábado, 28 de dezembro de 2013

Morte por Luxúria


O autor: Peter Tremayne é o pseudônimo do autor inglês Peter Berresford Ellis. Nasceu em 1943. Ele vem de uma tradicional família de irlandeses, escoceses, galeses e bretões. Se formou em estudos Celtas e obteve mestrado no mesmo assunto, mas decidiu ser jornalista. Seu primeiro livro País de Gales - Uma Nação Novamente, falava da luta galesa pela independência política (1968). Só começou a atuar como escritor em tempo integral a partir de 1975. Desde então publicou 77 livros, 60 contos e vários trabalhos acadêmicos. Também escreveu 8 livros sob pseudônimo de Peter MacAlan. O autor tem recebido diversos prêmios por seus serviços prestados ao estudo da história Irlandesa.
*****************************************************
O livro: No século 7, a Igreja Católica Celta e a Romana estavam em conflito, por causa das diferenças fundamentais em suas liturgias, como o celibato e a participação da mulher na Igreja. Quando líderes das duas igrejas se reúnem no Sínodo de Whitby, em 664, para debater essas diferenças, mortes misteriosas começam a avançar sorrateiramente pela Abadia de Santa Hilda. Irmã Fidelma é chamada para conduzir a investigação. Mas, para que a tensão entre as duas Igrejas não aumente, a freira será acompanhada por Irmão Eadulf, da facção romana. O mais curioso é que Peter Tremayne não inventou uma única lei ou detalhe da época em que Fidelma vivia, que não possam ser provados por pesquisa histórica ou pela literatura daquele período. Fidelma é a heroína de uma série de 14 livros e que começa com Morte por Luxúria.
*****************************************************
Ainda estou lendo esse livro, mas estou apaixonada por ele. Os detalhes sobre a história do cristianismo no século VII são fascinantes, como por exemplo o tratamento que os cristãos davam ao celibato naquele tempo. Soma-se a isto os detalhes sobre a história da Irlanda (desde que li o livro Horizonte Vermelho que me apaixonei pela Irlanda), também sobre os Celtas. São muitas informações históricas interessantes. Estou amando a descoberta desse autor, pois não o conhecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário