sábado, 25 de janeiro de 2014

O mapa não é o território que representa.


Korzybski 
(conhecido por desenvolver a teria da semântica geral) 

Mr. Korzybsky , famoso linguista polonês, teve que dar uma palestra para um grupo de estudantes sobre como “o mapa não é o território”, ou seja, sobre como o mundo não é como nós o percebemos, a realidade em que vivemos é a que criamos por causa da nossa interpretação.

Ele decidiu fazer uma demonstração muito prática e engraçada da força das palavras sobre nós.

Em certo momento Mr, Korzybsky interrompeu a palestra e pegou um grande pote de biscoitos que estava embrulhado em um papel branco. Ele se desculpou aos ouvintes dizendo que não tinha tido tempo de comer e ofereceu biscoitos aos participantes que estavam sentados na primeira fileira de bancos do auditório. A maioria deles aceitou. Depois foi oferecido aos demais e ao final quase todo auditório mastigava calmamente um ou dois cookies até que o Mr Korzybsky rasgou o invólucro branco que cobria o pote de biscoitos e assim podia se ver a caixa original… Podia-se ler nela que eram biscoitos de cachorro! Ao perceberem isso muitos assistentes saíram correndo do auditório cobrindo a boca com as mãos. Há poucos segundos de estarem felizes saboreando os biscoitos, o auditório mudou completamente seu entendimento ou interpretação da realidade.

Korzybsky disse: “Vejam vocês, Senhoras e Senhores, mostrei aqui que as pessoas comem muito bem as delícias, assim como comem muito bem as palavras. Mostrei ainda que o sabor das primeiras muitas vezes é superado pelo gosto das últimas.”

Com esta brincadeira Korzybsky mostrou que o sofrimento humano, muitas vezes surge devido às representações linguísticas da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário