quinta-feira, 20 de março de 2014

Álbum de Momentos




Estou lendo o livro O Tamanho do Céu de autoria de Thrity Umrigar[i]. Eu conheci essa autora por indicação de Carmen Prieto, do Trocandolivros, e este é o segundo livro dela que eu leio. Leitura muito boa. Mas o que quero colocar aqui é uma frase desse livro que me levou a  analisar  muitas lembranças. Em um determinado momento, o narrador diz: “Ellie desejou que alguém de repente inventasse um álbum para arquivar momentos, assim como se faz com as fotografias”. Eu acredito que nós temos esse álbum.

Certa feita, eu tive o privilégio de assistir uma conferência de Rubem Alves. Antes de começar a conferência todos nós, que estávamos ali para ouvi-lo, pegamos caneta e papel na mão para as coisas mais importantes, que tínhamos certeza que seriam muitas. Mas ele, antes de começar sua fala, pediu que guardássemos nossas canetas e papéis. Depois falou que “as coisas importantes para nós são guardadas na memória do coração”. Acredito que esta memória é o nosso álbum de momentos. Nela guardamos tudo que marca a nossa vida. Na maioria das vezes momentos tão pequenos!  Às vezes um olhar, uma palavra, um toque acontecem tão carregados de sentimentos que ficam em nossa memória como uma fotografia. Ficam para Sempre. Atravessam o tempo. É uma pena não podermos guardar só os momentos bons, porque os bons trazem saudade e os ruins só trazem tristeza. 

A verdade é que esta frase mexeu com muitas lembranças...

Esta frase me deixou saudosa...

Estou envelhecendo...

Que bom!

Áurea Ribeiro


[i] Thrity Umrigar nasceu na Índia, tendo emigrado para os Estados Unidos quando tinha vinte e um anos. Colabora como jornalista com o Washington Post, Plain Dealer e a secção literária do Boston Globe e lecciona Escrita Criativa e Literatura na Case Western Reserve University. É autora de quatro romances e de um livro de memórias. Tem um doutoramento em Literatura Inglesa e vive em Cleveland, no Ohio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário